#SCS

Oradores

Rute Vasco | Host #SCS22

Jornalista, Media Entrepreneur e autora do The Next Big Idea

Rute Sousa Vasco é Jornalista e publisher da MadreMedia. Iniciou o percurso como jornalista no jornal Público, foi editora da Revista Exame, diretora da Revista Ganhar do Jornal de Negócios e diretora de conteúdos do Portal SAPO.

É co-autora e produtora do programa "The Next Big Idea", em exibição na SIC Notícias desde 2012. Escreveu dois livros, “A sorte dá muito trabalho" (2012) e “Banco bom, banco mau” (2014).

Rute Vasco vai ser a Host da parte da manhã do #SCS22 (Grande Auditório do Convento São Francisco, Coimbra).

Stephen Nundy

Investment Partner & Chief Technology Officer na Lakestar

Stephen é um tecnólogo e engenheiro experiente com paixão pela definição de estratégias, introdução de inovação tecnológica e construção de equipas de alto desempenho para empresas globais ambiciosas.
Stephen lidera o nosso investimento em empresas de Digitalização e Deep Tech, onde liderou transacções em AI/ML, B2B SaaS, e empresas de Análise de Dados, entre outras. Como CTO, ele também aconselha a equipa de investimento mais ampla sobre oportunidades mais amplas, ao mesmo tempo que executa a devida diligência tecnológica e de produto. Como parte da plataforma de valor acrescentado da Lakestar, aconselha empresas de carteira em questões relacionadas com produtos e tecnologia, bem como na definição da estratégia tecnológica interna da Lakestar.
Antes da Lakestar, Stephen trabalhou na Goldman Sachs durante 20 anos em vários escritórios globais. Lá, foi director-geral, liderou complexos grupos globais de engenharia e mudança e serviu como Chief Technology Officer numa série de serviços globais. Além disso, presidiu e integrou vários comités globais internos, incluindo Risco Operacional, Relatórios Regulatórios, Desenvolvimento de Carreira, Diversidade e Inclusão.
É um orador externo regular sobre tecnologia e tendências de investimento em várias universidades e conferências, incluindo NOAH, GTAI, Parlamento e Internet do Reino Unido, Seedery, FIMA e AISummit. Além disso, faz parte do comité da BVCA (British Venture Capital Association) e do conselho consultivo da rede Global Tech Advocates. É licenciado em Informática pela Universidade de Southampton.

Sónia Fernandez

Partner na Kibo Ventures

Virgílio Bento

Fundador e CEO da SWORD Health 

Virgílio Bento dedicou a sua carreira a trazer mudanças positivas aos cuidados de saúde, utilizando a tecnologia para melhorar a experiência, os resultados e o valor dos pacientes. Doutorado em Engenharia Eletrotécnica, Virgílio inventou o primeiro Terapeuta Digital, utilizando tecnologia de rastreio de movimento para desenvolver programas de fisioterapia aos pacientes, e assim fundou a SWORD Health. Desde 2015, a SWORD Health tem ajudado milhares de pessoas a recuperar de cirurgias e a gerir a dor crónica em casa, em qualquer parte do mundo.

Detém 16 patentes e é autor de mais de 40 trabalhos de investigação em campos tão diversos como algoritmos de fusão de sensores, sistemas de rastreio de movimento ou neuroplasticidade. O seu trabalho tem sido apresentado nas mais distintas publicações científicas do mundo e em importantes publicações MedTech conferências. Ousado na conceção e cauteloso na execução, o caminho de Virgílio está a ser moldado pela sua vontade de encontrar novos formas de libertar as pessoas das limitações.

Minerva Elias

Senior Mandate Manager no Fundo Europeu de Investimento

Minerva Elias trabalha no Fundo Europeu de Investimento gerindo os instrumentos financeiros de capital próprio - parte do programa Horizonte 2020, EFSI - e mais recentemente responsável pela InvestEU Equity. Com a ciência e a tecnologia no seu coração, ela inova continuamente as finanças alternativas em apoio à investigação e inovação no Mandate Management Department. ​

​Trabalhou tanto em organizações de investigação privadas como públicas, incluindo universidades, start-ups tecnológicas, centros tecnológicos e instituições governamentais em Espanha, Bélgica, Londres e Luxemburgo, atuando como consultora, gestora de projetos e de investigação. Contribuiu para a política de inovação da UE, e definição de bolsas e esquemas de financiamento durante os últimos 15 anos.​

​Minerva licenciou-se em Biologia na Universitat Autònoma de Barcelona e Pós-graduada em Ciências Forenses. Tem um MBA Executivo da Solvay Brussels School of Economics & Management.

Alexandre Barbosa

General Partner na Faber

Alexandre Barbosa é um Sócio Geral fundador da Faber. Com experiência anterior em negócios tecnológicos como empresário, investidor e executivo, Alexandre lidera a gestão global da empresa e os investidores, enquanto trabalha com as equipas de investimento temático da Faber em investimentos de carteira como Unbabel, Codacy, SWORD Health, Smartex.ai ou Mitiga.

Machtelt Groothuis

Fundadora e Partner do Rubio Impact Ventures

Stephan Morais

Fundador e Presidente da Indico Capital Partners

É Fundador e Presidente da Indico Capital Partners, gestora de fundos de Venture Capital com mais de €100 milhões sob gestão. Na Indico e na Caixa Capital, liderou as mais relevantes rondas de investimento do ecossistema tecnológico Português e respetivos unicórnios. Foi CEO, banqueiro de investimento, consultor e empreendedor.

Viveu em 8 países e 4 continentes nos últimos 25 anos. Stephan Morais foi Conselheiro do Comissário Europeu para a Ciência e Inovação, Presidente da European Venture Finance Network e Membro do Conselho da Invest Europe. É ainda Especialista em Empreendedorismo na Universidade de Oxford, Membro do Conselho Consultivo da AMROP, Executive Search e Administrador da Associação Portuguesa de Capital de Risco. Realizou MBA na Harvard Business School.

Rita Casimiro

Partner da MAZE Impact

Rita Casimiro lidera a área de aceleração da MAZE, onde trabalha lado a lado com as startups para garantir que atingem o seu máximo potencial e impacto. Anteriormente, foi analista na CrossRail no Reino Unido e foi também consultora na Fundação Aga Khan.

Rita é licenciada em Gestão na Universidade de Bath e Mestre em Gestão na NOVA SBE e em Finanças na Universidade Católica.

Pedro Ribeiro Santos ​

Partner na Armilar Venture Partners ​

Pedro Ribeiro Santos é licenciado em Engenharia Física pelo Instituto Superior Técnico, tendo iniciado a carreira como PhD Researcher na Universidade de Oxford e tem um MBA e um Mestrado em Economia da Universidade Nova de Lisboa.

Juntou-se à Armilar em 2009 onde participa ativamente no desenvolvimento de várias empresas da carteira de investimentos, bem como nas atividades de angariação e gestão de fundos. Antes de se juntar à Armilar, trabalhou mais de 12 anos em consultoria estratégica e de gestão (Accenture, BCG), tendo também experiência como Diretor de Sistemas em grandes empresas. ​

Alberto Gago Fernandez

Membro do Gabinete do Secretário de Estado Espanhol

Membro do Gabinete do Secretário de Estado para a Digitalização e Inteligência Artificial desde Julho de 2020, que se ocupa das políticas digitais europeias e internacionais. Trabalha há 8 anos na Comissão Europeia nas direcções-gerais da CNECT e da SANTE. Na DG CNECT, o seu trabalho centrou-se nos campos da economia de dados, governação de dados e partilha de dados para o interesse público. Na DG SANTE, co-criou um fórum colaborativo de política de saúde em linha com intervenientes europeus e nacionais, a Plataforma de Política de Saúde da UE. Tem mestrado em Direito Europeu e Relações Internacionais.

Beatriz Freitas

CEO do Banco Português de Fomento

Beatriz Freitas é presidente da Comissão Executiva do Banco Português de Fomento (BPF), desde a sua fundação, em 2020. Preside ainda, desde setembro de 2017, à Junta Diretiva da Associação Ibero-Americana de Garantias (REGAR), constituída formalmente na cidade do Porto e é, desde 2018, membro do Conselho de Administração da Associação Europeia de Sistemas de Garantia (AECM).

Entre 2017 e 2020, foi presidente da SPGM - Sociedade de Investimento S.A., e membro do Conselho de Administração da IFD - Instituição Financeira de Desenvolvimento, S.A. Desempenhou as funções de adjunta em Gabinetes Ministeriais nos XVII, XVIII, XIX e XXI Governos Constitucionais, destacando-se ainda a participação em missões do Fundo Monetário Internacional (FMI) à Grécia e a Cabo Verde, na qualidade de perita externa em “Gestão de Finanças Públicas”.

Mário Campolargo

Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa na República Portuguesa

Mário Campolargo, Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, é licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela UC, Mestre em Ciências da Computação pelo Imperial College de Londre, pós-graduado em Gestão pela École Solvay da U. Livre de Bruxelas e tem Diploma de Estudos Europeus pela U. Católica de Lovaina-a-Nova.

Foi investigador no Centro de Estudos de Telecomunicações durante 12 anos, tendo sido chefe da divisão de Engenharia de Software na União Internacional de Telecomunicações. Em 1990, entrou como quadro superior na Comissão Europeia (CE) - gestor e responsável científico no Programa RACE.

Em 1999, foi chefe da Unidade GÉANT e e-Infrastructure na Direção-Geral da Sociedade da Informação. Em 2008, como diretor de Tecnologias e Infraestruturas Emergentes na Direção-Geral Redes de Comunicação, Conteúdo e Tecnologia - DG CONNECT) foi responsável pela área de Tecnologias Futuras e Emergentes.

Em 2012, passou a chefiar a Direção Net Futures da DG CONNECT, com especiais responsabilidades no domínio da Internet do Futuro, incluindo 5G, Computação em nuvem (Cloud), Internet das Coisas IoT, Cidades Inteligentes e iniciativas de inovação empresarial como a Startup Europe.

De 2016 até 2022, foi Diretor-Geral Adjunto e Diretor-Geral da DIGIT da Comissão Europeia. Liderou também iniciativas europeias na área da Interoperabilidade (incluindo o certificado digital Covid) e de Modernização das Administrações Públicas Europeias.

Carolina Amorim

CEO & Co-Fundadora da EMOTAI

Carolina é a co-fundadora e CEO da EMOTAI, uma startup que visa melhorar o desempenho humano com o uso da neurotecnologia. Em 2019, a Carolina recebeu o prémio da Portuguese Women in Tech de “Best Founder”, apareceu na “Wired’s Magazine hottest European startups” e foi referida pela Startup Portugal como uma das “ portuguesas que têm vindo a distinguir-se no setor empreendedor português”.


Antes de fundar a EMOTAI, Carolina fez investigação em computação fisiológica com aplicações em design de produtos. A Carolina tem um mestrado em Engenharia Biomédica da NOVA University of Lisbon, com ênfase em imagem médica e processamento de sinais.

Ricardo Mourinho Félix

Vice-Presidente do Banco Europeu de Investimento

Ricardo Mourinho Félix é o Vice-Presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), responsável pela supervisão das finanças e tesouraria, das atividades de análise e investigação económica, bem como das operações de financiamento para apoiar a Economia Azul, a resposta do BEI à migração e ainda os programas da UE como o RRF, o InvestEU e Transição Justa.

As suas áreas de supervisão abrangem também as relações com as agências de notação do risco, as instituições de fomento nacionais, a OCDE e think tanks. É igualmente responsável pelas relações institucionais com Espanha e Portugal, Argélia, Marrocos, Tunísia e os países da América Latina e das Caraíbas.

Sofia Santos

General Partner na Faber

Sofia Santos é General Partner na Faber. Com quase 10 anos de experiência em investimentos em fase inicial, lidera atualmente atividades de investimento para o fundo Faber AI/Data, ao mesmo tempo que acompanha o fundo Faber Ocean/ClimateTech. Alguns dos investimentos mais recentes liderados por Sofia foram Abtrace, Ydata, iLoF, e Emotai.

Inga Beiliuniene

Deputy CEO e Business Development Director na INVEGA

Inga Beiliuniene é Diretora Executiva Adjunta e Diretora de Desenvolvimento Empresarial da JSC - Instituição Promocional Nacional da Lituânia ("Investiciju ir verslo garantijos" - INVEGA) . É responsável pelo desenvolvimento e implementação de vários instrumentos financeiros para as empresas, financiados por fundos estruturais e de investimento da UE, bem como pelo orçamento nacional e outros fundos.

No total, Inga tem mais de 12 anos de experiência nas instituições financeiras nacionais e internacionais, bem como mais de 19 anos de experiência na conceção e implementação de instrumentos financeiros e outras medidas de apoio dedicadas ao desenvolvimento de pequenas e médias empresas e de grandes empresas.

Carla Mãe

Diretora do Departamento de Supervisão Prudencial e Autorizações na CMVM​

A Carla esteve cerca de 15 anos na indústria de auditoria e consultoria, na PwC, em entidades do setor financeiro, de modo particular a instituições bancárias, sociedades gestoras e fundos de investimento imobiliário e de capital de risco. ​

Encontra-se na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) há cerca de 6 anos, tendo estado envolvida na definição das metodologias relacionadas com a supervisão de auditores, e está há 4 anos como responsável pela autorização de empresas de investimento, sociedades gestoras e fundos de investimento (com destaque para a área de capital de risco e empreendedorismo social), assim como a supervisão prudencial dessas entidades. ​

É licenciada em Economia, com pós-graduação em Análise Financeira e um curso de especialização em Responsible Business. É, também, revisora oficial de contas.

Amílcar Falcão

Reitor da Universidade de Coimbra

Amílcar Falcão é o atual Reitor da Universidade de Coimbra. É Licenciado em Ciências Farmacêuticas, Doutorado e Agregado em Farmácia pela UC, instituição na qual é Professor Catedrático. Foi já Diretor da Faculdade de Farmácia, do Instituto de Investigação Interdisciplinar e Vice-Reitor da UC.

Possui uma extensa produtividade científica (mais de 230 artigos científicos, mais de 5000 citações) e uma larga experiência na supervisão de trabalhos de investigação. Pertence ao corpo editorial de várias revistas científicas, onde é regularmente reviewer. Recebeu já vários prémios nacionais e internacionais que reforçam a visibilidade e qualidade do seu trabalho. É Diretor Técnico da empresa ICNAS Produção, tendo participado ativamente na obtenção do primeiro medicamento radiofarmacêutico desenvolvido e registado em Portugal e primeiro medicamento português a ser comercializado.

André Fernandes​

Diretor da U.Porto Inovação

André Fernandes é dirigente intermédio na unidade de transferência de conhecimento e empreendedorismo da Universidade do Porto. Trabalha há 15 anos no interface entre a universidade e as empresas, após percurso profissional em variadas funções de gestão no setor público e privado.

Adquiriu educação superior em economia e em astronomia na Universidade do Porto. É estudante em governação, conhecimento e inovação na Universidade de Coimbra.

António Dias Martins

Diretor Executivo da Startup Portugal

António Dias Martins tem um MBA pela Nova School of Business and Economics e uma licenciatura pela Católica Business School of Business and Economics.

Com uma forte experiência em gestão de investimentos, venture capital & private equity, consultoria de gestão, indústria automóvel, construção, imobiliário e turismo, está agora empenhado no desenvolvimento do ecossistema empresarial e de startups portuguesas.

Ana Lemos Gomes

Vogal da Comissão Diretiva do COMPETE 2020

Ana Lemos Gomes é Vogal da Comissão Diretiva do COMPETE 2020, onde é responsável pela área da Inovação Empresarial e dos Instrumentos Financeiros. Anteriormente exerceu funções de assessoria económica no Fundo Monetário Internacional e em gabinetes ministeriais da área da Economia nos XXI e XXII Governos Constitucionais, tendo participado na operacionalização de programas de financiamento como o Portugal Tech e o Capitalizar. Foi ainda Assistente Convidada na Nova SBE.

Ana é licenciada em Economia pela Católica Porto Business School e mestre em Economia pela Nova SBE.

António Miguel

Fundador e Managing Partner na MAZE Impact

O António fundou a MAZE e é Managing Partner do fundo MSM – um fundo de €45M que investe em startups de impacto em toda a Europa. Trabalha na área de investimento de impacto há +15 anos no Reino Unido, Canadá e Europa e é professor de ‘Impact Investment’ e ‘Impact VC’ na NOVA SBE. ​

​Foi analista na Social Finance UK. O António tem mestrado em Gestão pela Universidade Católica de Lisboa. Serve no board de empresas como a Kitch, Rnters, Omocom, Ohne, GoParity. É membro do board da European Venture Philanthropy Association.

Antoine De Lachaux

Investment Officer no European Investment Bank​

Antoine tem formação financeira da Montpellier Business School e é mestre em Engenharia Financeira da Universidade de Montpellier.​

​Começou a sua carreira no serviço de transacções antes de me juntar à equipa de fusões e aquisições de um banco de investimento em Paris. Juntou-se ao BEI em 2015, primeiro como consultor para ajudar a implementar o programa Infectious Diseases Finance Facility (IDFF), que visa financiar ferramentas de diagnóstico, vacinas e medicamentos no campo das doenças infeciosas e desde 2017 até agora como membro da unidade de ciências da vida com uma maior cobertura incluindo todas as empresas que operam no sector das ciências da vida.

Filipa Dias Mendes

Jornalista na RTP

Filipa Dias Mendes trabalhou no Conselho da União Europeia. É jornalista na RTP há oito anos, especializada em temas europeus.

Atualmente está a fazer investigação. É licenciada e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa. É moderadora de temas que desafiam a ordem das coisas.

António Murta

Managing Partner e CEO da Pathena

António Murta é Managing Partner, Co-Fundador e CEO da Pathena, sendo também Assessor do Conselho de Administração de várias empresas do Fundo Pathena. Licenciado em Engenharia de Sistemas pela U. Minho, detém um MBA pela Porto Business School e um AMP pelo INSEAD. Possui Pós-Graduações da ISEE / U. Navarra, do MIT (Sloan School of Management US) e da Singularity University (US) – Exponential Medicine.

António Murta foi CIO da Sonae Distribuição, co-fundou e foi CEO da Enabler e VP de serviços de Retail da Wipro. Foi também Sócio Fundador e Business Angel de várias empresas de TI, MedTech e Digital Health. É Membro do Conselho Consultivo Digital da CGD, Membro não-executivo do Board da Fundação José Neves e da Parfois, Membro da Comissão de Avaliação do Curso de Medicina da Escola de Medicina da U. Minho, Membro do Conselho Consultivo da Escola Superior de Enfermagem da U. Minho e Júri do Catapult for Health – Digital Health chapter – Programa do EU EIT Health.

Carlos Cerqueira

Business Developer na Neuraspace

Carlos Cerqueira é Business Developer na Neuraspace. A Neuraspace visa resolver o problema do Space Debris ao fornecer ferramentas, baseadas em Inteligência Artificial, para os operadores de satélites evitarem colisões, perdas por danos nas infraestruturas e os custos de manobras de evasão.

É o antigo Director do ESA Space SolutionsPortugal, centro de incubação e inovação da Agência Espacial Europeia em Portugal, tendo lançado estas actividades em 2012, e o antigo Director de Inovação do Instituto Pedro Nunes. É professor convidado de inovação na Universidade de Coimbra.

Carolina João da Silva

Gestora de Programas de Inovação na Agência Nacional de Inovação

Atualmente a frequentar o MSc. em Administração de Empresas, pelo ISCTE, é licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais, com minor em comunicação, pela Universidade Nova de Lisboa. ​

Desde o início de 2022 trabalha como gestora de Programas de Inovação na ANI - Agência Nacional de Inovação, em particular no programa Born From Knowledge. Desempenhou anteriormente o cargo de Communication Officer no WavEC – Offshore Renewables, onde teve a oportunidade de trabalhar no desenvolvimento e implementação de estratégias de comunicação para projetos europeus de I&D, organizar eventos nacionais e internacionais. No âmbito do programa INOV Contacto, estagiou na AICEP e na Embaixada de Portugal na Noruega, apoiando projetos de exportação e internacionalização de empresas portuguesas para o mercado norueguês e de IDE. ​

A sua primeira experiência no mundo do empreendedorismo foi como Co-Founder & Project Manager da Startup Course Me Up.

Catarina Afonso

Analista de Investimentos da Novabase Capital

Catarina Leitão Afonso é Analista de Investimentos da Novabase Capital desde 2019. É responsável pela identificação, análise e due diligence de projetos de investimento e pela gestão operacional dos três fundos de capital de risco da entidade gestora.

Iniciou a carreira profissional como Equity Research Analyst no Grupo CIMD, tendo posteriormente passado pela Banca de Investimento no Bison Bank, antes de se juntar à Novabase Capital. Tem mestrado em Finanças (major em Mercados Financeiros) e licenciatura em Economia, ambos pela Nova SBE.

Cristela Bairrada

Professora Auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Cristela Bairrada é doutorada em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). É ainda investigadora no Centre for Business and Economics Research, investigando em áreas como: marcas, comportamento do consumidor, amor pela marca, city branding, lealdade à marca, price premium, etc.

Ao longo do seu percurso profissional tem sido responsável pela lecionação de diversas unidades curriculares na área do empreendedorismo e do marketing. Para além de oradora em vários seminários relacionados com o marketing é também autora de várias publicações de âmbito científico em revistas nacionais e internacionais.

Cyril Gouiffes

Head of Social Impact Investments no Fundo Europeu de Investimento

Cyril Gouiffes é gestor de investimentos na equipa de capital de risco do Fundo Europeu de Investimento (FEI) há oito anos. Desde 2019 chefia a equipa responsável pela gestão dos investimentos e portfolio do FEI. Toda a sua carreira no FEI tem sido dedicada a atividades relacionadas com o impacto, começando com as microfinanças em 2008. ​

​Neste contexto, Cyril foi responsável pela implementação do programa JASMINE, uma iniciativa da UE destinada a reforçar a capacidade institucional das instituições de microfinanciamento na Europa. Antes de entrar para o FEI, Cyril adquiriu experiência em instituições de microfinanciamento no Médio Oriente.

Diana Pires

Fundadora e CEO da ihcare

A aventura, no mundo da ihcare, começou aos 21 anos. Definem a Diana Pires como resiliente, mas já se questioneu diversas vezes se, tal adjetivo, é, efetivamente, um reconhecimento significativo ou uma tentativa simpática de me dizerem que já deveria ter desistido.

De 2013 até hoje a ihcare teve duas rondas de investimento, um PT2020 e um piloto executados com sucesso. Estão a fechar a terceira ronda de investimento e vão "voar" para o mercado europeu e brasileiro. Entre peripécias inacreditáveis e momentos de profunda “dor de alma” continuam a escrever a história.

Duarte Mineiro

Partner na Armilar Venture Partners

Duarte Mineiro é licenciado em Engenharia Industrial pelo Instituto Superior Técnico e tem um MBA da Tuck School of Business at Dartmouth. Juntou-se à Armilar em 2010 onde participa ativamente no desenvolvimento de várias empresas da carteira de investimentos, em particular na área de HealthTech, bem como nas atividades de angariação de fundos.

Antes de se juntar à Armilar, Duarte trabalhou mais de 10 anos em consultoria estratégica na BCG, tendo trabalhado extensamente em Espanha, França e UK nas áreas de finanças e saúde.

Felipe Costa

CEO e Co-Fundador da Infraspeak

Felipe Ávila da Costa é CEO e co-fundador da Infraspeak, uma empresa tecnológica global que está a revolucionar o mundo do Facility Management através de dados, inteligência e automação. Felipe é ainda co-fundador da Founders Founders, uma incubadora scale-up, localizada no Porto e em Lisboa, dedicada ao desenvolvimento da comunidade empreendedora em Portugal.

Previamente, Felipe foi responsável pelo pólo tecnológico do UPTEC (Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto) e respetivo Programa de Aceleração de Startups, onde apoiou o arranque e desenvolvimento de mais de 250 startups e de vários centros de inovação de grandes empresas. Profundamente envolvido no ecossistema empreendedor português, Felipeé detentor de um Mestrado em Engenharia Informática e Computação pela Universidade do Porto e de um Executive MBA pela Porto Business School, tendo sido considerado um dos "40 Líderes Empresariais do Futuro" pela FAE.

Filipe Almeida

Presidente do Portugal Inovação Social

Filipe Almeida é Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, a entidade coordenadora da iniciativa pública Portugal Inovação Social, programa pioneiro na Europa que mobiliza fundos da União Europeia para promover a inovação social e dinamizar o investimento de impacto em Portugal.

É docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e investigador do Centro de Estudos Sociais e do Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social. Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro, Brasil) e doutor em Gestão de Empresas pela FEUC. Autor e co-autor de artigos e de livros nos campos da ética e do comportamento humano.

Filipe Antunes ​

Co-Fundador da EcoXperience

Filipe Antunes é Empreendedor, Co-Fundador de várias empresas de base tecnológica e Professor Universitário na FCTUC. É também líder de grupo de Investigação e possível líder espiritual dos seus 2 filhos. ​

Tem focado o seu contributo científico de nanotecnologia e materiais na transferência de tecnologia para o mercado, tendo recebido prémios nacionais e internacionais pelo impacto nas áreas do empreendedorismo, investigação e pedagogia. Trabalhou como cientista na P&G (EUA) e BASF (Alemanha), antes de se fixar em Portugal enquanto docente e co-fundador das empresas EcoXperience, Bioteafood, Science351 e Science65.

Francisco Palmares

Gestor de projetos no Programa Gulbenkian Desenvolvimento Sustentável

Francisco Palmares trabalha na Fundação Calouste Gulbenkian desde 2013, acompanhando a agenda da Fundação para a inovação e investimento de impacto. Tem colaborado de perto com a MAZE, startup criada pela Fundação, para promover a aceleração e investimento nos negócios do futuro – sustentáveis e com impacto na sociedade.

Além disso, tem procurado promover a eficiência no setor social, com particular interesse na utilização da tecnologia. Tem um mestrado em gestão e uma licenciatura em economia, ambos obtidos na Nova SBE, e completou recentemente uma pós-graduação da Nova IMS em ciência de dados.

Gabriel Coimbra

Group Vice President & Country Manager da IDC

Com 20 anos de experiência no mercado de TIC, Gabriel Coimbra é Group Vice President da IDC e responsável pelas operações da IDC em Portugal, a empresa líder mundial na área de market intelligence, serviços de advisory e organização de eventos para os mercados das Tecnologias de Informação e Transformação Digital.

Colabora com instituições de ensino superior em Portugal, como a NOVA SBE, Nova IMS, PBS, ISCTE e ISEG, em programas de pós-graduação em Sistemas de Informação e Transformação Digital. A sua opinião é regularmente citada na imprensa especializada e económica. Gabriel Coimbra é Mestre em Estatística e Gestão da Informação pela NOVA IMS e pós-graduado em Gestão Avançada pela Universidade Católica.

Gonçalo Amorim

CEO da BGI - Building Global Innovators

Ao longo dos últimos 12 anos, Gonçalo Amorim foi mentor de mais de 200 startups e esteve ativamente envolvido como consultor e membro do Conselho Executivo em várias startups tecnológicas.

Gonçalo Amorim começou a sua carreira no Rutherford Appleton Laboratory (RAL) no Reino Unido. Regressou a Portugal em 2005, onde desempenhou vários cargos de gestão em empresas multinacionais portuguesas cotadas na Bolsa de Valores, PSI20. Em 2013, fundou a BGI - Building Global Innovators.

Gonçalo Quadros

Presidente do Conselho de Administração da Critical Software

Gonçalo Quadros é co-fundador da Critical Software S.A. Desde Janeiro de 2005 a Dezembro de 2011 assumiu o cargo de Presidente Executivo da Critical Software (CEO). Atualmente é Presidente do Conselho de Administração (Chairman) da empresa.​ Licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica (ramo de Informática) e é Doutorado em Informática e Redes de Computadores pela Universidade de Coimbra.​

​Durante 2006 foi distinguido pelo Presidente da República de Portugal com a Ordem de Mérito Grande-Oficial. E já recebeu inúmeros prémios, tais como: prémio II INSEAD Entrepreneurship Award; o Emerging Entrepreneur of the Year Award (promovido pela Ernest&Young); o Best Leader Award, na categoria de Novas Tecnologias (promovido pela Leadership Consulting), o prémio Personalidade do Ano 2013 no domínio da Sociedade da Informação (promovido pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação). Em 2019 recebeu o Prémio Universidade de Coimbra.

Hugo Augusto

CEO da SEMAPA NEXT

Hugo Augusto é CEO da SEMAPA NEXT, dividindo o seu tempo entre investimento em equipas excecionais que necessitem de rondas de investimento em Séries A/B e o acompanhamento ativo do portfólio da Semapa Next. Completou os seus estudos na Kellogg School of Management, onde fez o MBA. Ainda nos Estados-Unidos, cofundou e liderou como CEO, uma empresa de EdTech, que foi adquirida em 2016 após participação no Google Demo Day em Silicon Valley.

Regressou a Lisboa para desempenhar as funções de Managing Director do fundo Techstars Lisbon, em parceria com a Semapa Next, onde foi responsável pelo investimento em 20 startups nos estágios de Pré-Seed e Seed. Atualmente, é também Professor Convidado de empreendedorismo na Católica-Lisbon Business School.

Hélder Soares

Diretor de Operações e Co-Fundador da Abtrace

Helder Soares é diretor de operações na Abtrace, startup de tecnologia em saúde especializada no desenvolvimento de novas soluções baseadas em machine learning para identificação precoce de novas doenças e prevenção da deterioração de doenças cronicas.

Formado em Química pela Universidade de Coimbra e autor de várias publicações científicas e inventor de patentes na área da Química Medicinal. É um dos fundadores da Abtrace, empresa com actividade em Portugal e no Reino Unido, tendo angariado mais de 3 milhões de euros em projetos de inovação na área da saúde.​

Inês Sequeira

Founder & Directora da Casa do Impacto

Advogada de formação, deixou a advocacia em 2009 para fazer a diferença no sector público. Desde então, trabalhou com inovação e empreendedorismo no Município de Lisboa, onde ajudou a construir o StartUp Lisboa, Labs, Centro de Inovação da Mouraria, Fab Lab Lisboa e outros. Em 2018 ingressou na organização centenária Santa Casa da Misericórdia, onde dirige o Departamento de Empreendedorismo e Economia Social e fundou a Casa do Impacto, incubadora/pólo de inovação social.

Para Inês Sequeira tudo se resume em fazer do tecido empresarial um motor de superação de desafios sociais, económicos e políticos. Profundamente empenhada nas questões relacionadas com a sociedade, igualdade, justiça, educação, crescimento sustentável e ambiente, tem como objetivo construir um mundo com oportunidades iguais.

Irene Bertran

Diretora de Investimentos em Fundos de Capital de Risco no Institut Català de Finances

Irene Bertran é Diretora de Investimento em Fundos de Ações no Institut Català de Finances. Entrou no ICF em 2003 e anteriormente ocupou vários cargos nos departamentos financeiros do DERBI-Piaggio e da General Electric. O ICF é uma instituição financeira pública, fundada em 1985, propriedade do Governo da Catalunha, com missão de promover e melhorar o acesso ao financiamento para as empresas na Catalunha. ​

Este ano o ICF celebra o seu 20º aniversário de investimento em capital de risco, um pilar estratégico para encorajar a criação, consolidação e crescimento de empresas de gestão, startups e empresas com projetos inovadores. Além de investir em fundos geridos por gestores independentes, o ICF também gere os seus próprios fundos para promover tanto o crescimento empresarial como projetos digitais e transformadores. Irene é licenciada e mestre em Administração de Empresas pela ESADE.

Jacques Darcy

Diretor do Departamento de Mandate Management – Equity no Fundo Europeu de Investimento

Jacques Darcy é Diretor do Departamento de Mandate Management – Equity no Fundo Europeu de Investimento (FEI), onde tem liderado investimentos de Capital de Risco e Transferência de Tecnologia em toda a Europa. Anteriormente, esteve na área de Fusões e Aquisições da Lazard.​

​É licenciado pela SciencesPo (Paris), lecionou o MA Program da McGill University e tem MBA pelo Institut Européen d'Administration des Affaires (INSEAD).

Joana Branco

Diretora Executiva do Biocant – Associação de Transferência de Tecnologia

Joana Branco, doutorada em Ciências Biomédicas, é atualmente Diretora Executiva do Biocant – Associação de Transferência de Tecnologia e membro da Direção da P-Bio.

Tem mais de 15 anos de experiência na área da biotecnologia, primeiro como empreendedora e depois como Diretora de Inovação no Biocant Park. Para além da dinamização de projetos de internacionalização, transferência de tecnologia e empreendedorismo, é responsável pela identificação de novas áreas de negócio, oportunidades de financiamento e parcerias. Participa recorrentemente como membro do júri, speaker e mentora em eventos de empreendedorismo e transferência de tecnologia.

Joana Paiva

Co-Fundadora da iLoF

Joana Paiva (PhD) é a inventora e fundadora da tecnologica de base da startup iLoF - intelligent Lab on Fiber, Limited – atualmente focada no desenvolvimento de novas ferramentas com recurso à Fotónica e à Inteligência Artificial para acelerar o desenvolvimento de novos medicamentos e a estratificação de doentes.

É inventora de 5 patentes, autora de mais de 30 publicações científicas, tendo sido nomeada uma das personalidades do ano em 2020 pela Forbes com menos de 30 anos, vencedora do Prémio 2021 Women Entrepreneurship Award pela Católica Lisbon School of Business & Economics e nomeada “CTO of the Year” e “Entrepreneur of the Year” nos prémios “Women in IT Awards, UK edition 2022”. Joana Paiva leciona no ICBAS e é investigadora no Centro de Investigação Médica da FMUP.

Jorge Pimenta

Diretor de Inovação do Instituto Pedro Nunes

Jorge Pimenta é o Diretor de Inovação do Instituto Pedro Nunes. Coordena o ESA Space Solutions Portugal, iniciativa da ESA (Agência Espacial Europeia) que engloba três programas: Centro de incubação de empresas - ESA BIC Portugal; Rede de Transferência de Tecnologia – Technology Broker; e Business Applications: Ambassador Platform.

Ao longo dos últimos anos tem apoiado diversas startups de base tecnológica instaladas na IPNincubadora, em particular nos processos de negociação de financiamento através de instrumentos de Capital de Risco, focado na internacionalização e I&DT. Participa enquanto speaker, júri e mentor em diversos programas de aceleração internacionais. É licenciado em Economia e desde 2017 desempenha funções docentes, como assistente convidado no Departamento de Engenharia Informática da FCTUC.

José Manuel Silva

Presidente da Câmara Municipal de Coimbra

José Manuel da Silva foi aprovado com Distinção no curso de Gestão de Unidades de Saúde da Universidade Católica. Em 1998 apresentou provas de Doutoramento Académico na área de Medicina Interna, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, onde a sua tese, “Dismetabolismo Lipídico e Aterosclerose” foi aprovada com Distinção e Louvor.

Foi Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (2005-2007 e 2008-2010) e Bastonário da Ordem dos Médicos (2011-2013 e 2014-2016). Desde outubro de 2021, José Manuel da Silva é o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra.

José Vale

Head of Innovation and Entrepreneurship no IAPMEI​

José Vale, licenciado em engenharia mecânica. Após ter trabalhado no setor industrial, tem dedicado, desde 1990, a sua carreira ao empreendedorismo e à assistência empresarial no sector público ao serviço do IAPMEI. É, atualmente, diretor de empreendedorismo e inovação nesta instituição.

João Bernardo Parreira

Co-fundador da Book in Loop e da The Loop Co​.

João Bernardo Parreira é "coimbrinha de coração", tem 24 anos e é estudante de Direito "um pouco torto". É Co-fundador da Book in Loop e da The Loop Co..

João Borga

Administrador na Agência Nacional de Inovação

João Mendes Borga licenciou-se em Tecnologia e Segurança Alimentar pela Nova de Lisboa e é Mestre em Gestão e Administração de Negócios pala Universidade de Manchester. Após o MBA dedicou-se à transferência de tecnologia e lançou Spin-off's para o mercado britânico.

Durante a crise regressou a Portugal e juntou-se à equipa da Startup Lisboa, antes de arrancar com o Centro de Empresas Inovadoras em Castelo Branco, o qual geriu durante 3 anos. Em 2016 foi nomeado responsável pela Rede Nacional de Incubadoras (que coordena 165 instituições que dão apoio a cerca de 2100 Startups) e foi membro fundador da Startup Portugal, onde desempenhou funções como Diretor Executivo, no âmbito do empreendedorismo. É atualmente Administrador da ANI.

João Gabriel da Silva

Presidente do Instituto Pedro Nunes

João Gabriel da Silva é presidente do Instituto Pedro Nunes desde abril de 2022. Professor Catedrático da Universidade de Coimbra, foi também Reitor desta instituição entre 2011 e 2019. ​É doutorado em Ciências da Engenharia, com especialização em Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. No decorrer da sua atividade de investigação científica desenvolveu projetos financiados por entidades como JNICT, FCT, UE, Agência de Inovação, Agência Espacial Europeia e NASA. ​

Foi um dos fundadores do Centro de Tecnologias e Sistemas de Informação da Universidade de Coimbra - CISUC, do qual foi presidente de 2002 a 2006. Liderou o Grupo de Investigação em Sistemas Fiáveis (1991-2005), e foi Presidente do Comitê Científico da mais importante conferência da sua área de investigação: IEEE International Conference on Dependable Systems and Networks (junho de 2003, São Francisco). ​

Coordenou a conceção do primeiro computador português, desenhado e produzido em Portugal, o ENER 1000. Posteriormente, coordenou vários projetos desenvolvidos no Laboratório de Informática e Sistemas do IPN e coordenou o desenvolvimento de pacotes de software que ganharam visibilidade internacional, como por exemplo, WPVM e WMPI.​

Kim Kreilgaard​

Micro & Social Finance Advisor no European Investment Bank

Com início de carreira no Commerzbank AG e no GTZ (Agência Alemã de Ajuda ao Desenvolvimento), na Alemanha, Kim assumiu funções no Banco Europeu de Investimento (BEI, Luxemburgo), desempenhando vários cargos de chefia, nomeadamente, da Divisão Operações Capital de Risco (no FEI), da Divisão de Financiamento de Pesquisa e Inovação na Europa, das Operações na Polónia, na Alemanha, no Báltico e nos Países Nórdicos. Foi Chefe da Representação em Portugal do Grupo BEI entre 2016 e 2021 e, desde Setembro de 2021, é consultor de Micro & Social Finance no Departamento Consultivo do BEI.

Koldo Atxutegi

Diretor para a Atração no Governo de Biscaia

Koldo Ajuria Atxutegi licenciou-se em Direito e é Especialista em Economia pela Universidade de Deusto. Concluiu os seus estudos na Escola de Práticas Jurídicas de Biscaia e, subsequentemente, tirou Mestrado em Administração de Empresas na Escola de Negócios ESE da Universidade dos Andes, no Chile. Em 2022, frequentou o programa Private Equity and Venture Capital na Harvard Business School, Boston.

Koldo iniciou a sua carreira em 1999 no México, como Assistente Técnico no Instituto Mexicano Basco para o Desenvolvimento, devido a uma bolsa da UNESCO concedida pela Universidade de Deusto e pelo Governo Basco. Posteriormente, mudou-se para o Chile para dirigir a Fundação Chilena Basca para o Desenvolvimento e foi membro do Conselho de Administração da Surlat, de 2001 a 2003. Foi nomeado Delegado do Governo Basco no Chile em 2003, cargo que desempenhou até 2006.

Em 2006, Koldo regressou ao País Basco e foi nomeado Conselheiro para os Negócios Estrangeiros na Secretaria Geral para a Acção Externa do Governo Basco, onde coordenou e promoveu as Delegações do País Basco na América Latina. Em 2009, foi sócio na Biolan S.L., investiu várias empresas e na Região. No final de 2015, foi nomeado Director-Geral de Ação Externa no Conselho Provincial de Biscaia onde, desde Setembro de 2019, é Diretor para a Atração.

Lurdes Gramaxo

Presidente da Investors Portugal e Partner & Executive Director da Bynd Venture Capital

Lurdes Gramaxo é sócia e membro da Comissão Executiva, da Bynd Venture Capital, sociedade de capital de risco que gere dois fundos de Early Stage, FCR Leading Ventures e FCR BA Venture Fund . É, atualmente, a Presidente da Associação Portuguesa de Investidores em Early Stage – INVESTORS PORTUGAL. ​

Tem mais de 7 anos de experiência em investimentos de capital de risco nas fases pré-seed, seed e early stage. Em 2020 foi lhe atribuído o prémio Europe’s Female Investor of the Year, pela BAND- Business Angels Netzwerk Deutschland. Anteriormente, teve mais de 20 anos de experiência no mundo corporate, onde desempenhou diversas funções de gestão num grupo multinacional com sede na Holanda, o Royal Lankhorst Euronete Group, BV, donde saiu após um bem-sucedido exit para uma Private Equity internacional.

Luís Carvalho

Presidente da Associação Portuguesa de Capital de Risco

Luís Carvalho é um dos sócios fundadores da Vallis Capital Partners, sociedade de Private Equity que gere dois fundos de Growth e Buy-outs: Vallis Sustainable Investments I e II, com mais de €225 milhões de capital subscrito. É também o atual Presidente da Associação Portuguesa de Capital de Risco (APCRI).

Já desempenhou funções como Chief Credit Officer do Dominion Group, tendo também trabalhado mais de 12 anos no ABN AMRO Bank, onde terminou sendo o Diretor Executivo da Europa para a titularização de créditos estruturados em papel comercial. Luís Carvalho iniciou a sua carreira no Manufacturers Hanover Bank.

Manuel Carvalho

Diretor do Jornal Público

Manuel Carvalho é diretor do Público e integra o painel de comentadores de assuntos políticos e económicos da RTP Informação e da RTP2. Desenvolveu quase todo o seu percurso profissional no jornal Público (excepto entre 1999 e 2000, em que integrou o Diário Económico).

Fez o curso de jornalismo do Cenjor e foi fellow do German Marshall Fund, nos Estados Unidos, e do International Studies and Training, no Japão. Venceu vários prémios de jornalismo, o último dos quais em 2015 – o Prémio Gazeta de Imprensa com a série de reportagens sobre a Primeira Guerra Mundial em Moçambique, que estão na base deste livro.

Marco Ferreira

CEO da Enging - Make Solutions

Marco tem Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (especialidade de Energia, Máquinas Eléctricas e Electrónica de Potência) pela Universidade de Coimbra e MBA executivo pela Universidade de Coimbra. Marco Ferreira é atualmente Fundador e CEO da Enging - Make Solutions, SA e Vogal da direção da Associação Aliança para a Transição Energética.

Destaca-se pela sua forte e natural capacidade de I&D descobrindo novas soluções ou novas formas de resolver problemas de engenharia e da gestão da empresa, resultando num forte instinto inovador, que é a sua grande força motriz do seu dia-a-dia. Marco foi destaque em 7 publicações científicas internacionais e tem desenvolvido a sua atividade profissional na área de manutenção preditiva de máquinas elétricas.

Maria José Rodríguez

Equity Mandate Officer no Fundo Europeu de Investimento

Maria José Rodríguez Redaelli juntou-se ao Fundo Europeu de Investimento em 2015, onde tem trabalhado na gestão e desenvolvimento do Secretariado da Plataforma de Participação do FEI-NPI desde a sua criação.

A Plataforma de Equidade FEI-NPI é uma iniciativa de colaboração lançada pelo FEI em 2016 que promove a partilha de conhecimentos e melhores práticas entre o FEI e as instituições promocionais nacionais (NPIs) ou bancos (NPBs) dos Estados-Membros da UE. O seu objetivo é melhorar o acesso ao financiamento das PME e midcaps, apoiar a desfragmentação dos mercados de capitais e igualar as fontes de financiamento nacionais, comunitárias e privadas.

Maria Oliveira

Diretora Executiva de Negócios do UPTEC​

Maria Oliveira é Diretora Executiva de Negócios do UPTEC. Nós últimos 15 anos esteve dedicada à promoção do empreendedorismo e à gestão da inovação, assumindo diversos cargos em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente em consultoria de inovação, na coordenação da U.Porto Inovação, bolseira convidada da Boston University e Diretora Executiva da UTEN, componente do UT Austin | Programa Portugal. É regularmente convidada para avaliar propostas de prova de conceito para a Comissão Europeia e para participar em conferências e seminários. Assume atualmente a codireção do Executive Master em Business Innovation na Porto Business School, onde também leciona. ​

Maria Oliveira é licenciada em Engenharia Zootécnica, com uma pós-graduação em Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação (U.Aveiro) e Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (U.Porto/FEUP). Obteve o Certificado Executivo em Gestão e Liderança do MIT/Sloan School of Management e o MBA executivo da Porto Business School (PBS).

Mariana Reboleira

Gestora de Produto na IES-Social Business School

Licenciada e mestre em Gestão pela Nova SBE, trabalha como formadora e Gestora de Produto no IES – Social Business School, e é co-fundadora da Cooperativa Rizoma, a primeira mercearia auto-gerida e auto-operada em Portugal.

Tem experiência em consultoria de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), e lida diariamente desde projetos embrionários até às tradicionais organizações da Economia Social. Viu desde cedo o potencial da gestão aplicada ao desenvolvimento de comunidades mais sustentáveis, o que a levou envolver-se com diversos tipos de projetos com o foco na intervenção social e ambiental.

Miguel Alves

Equity Mandate Manager no Fundo Europeu de Investimento

Miguel Alves juntou-se ao Fundo Europeu de Investimento (FEI) em 2014, sendo o gestor responsável pelo acompanhamento do mercado Português. Nos últimos anos, liderou as negociações de quatro parcerias de capital de risco com o Governo Português e com o Banco Português de Fomento (BPF).

Os programas Portugal Tech I e II, Portugal Growth, Portugal Blue, e Portugal Venture Capital Initiative (PVCi), representam juntos mais de 500 milhões de euros de investimento em cerca de 300 start-ups e PMEs Portuguesas.

Nuno Mendonça

Coordenador do Projeto Especial UC Business

Nuno Mendonça é o Coordenador do UC Business, Gabinete de Transferência e Tecnologia da Universidade de Coimbra, projeto especial da UC para a transferência do conhecimento e tecnologia, aproximação ao tecido empresarial e estímulo ao empreendedorismo.

É Doutorado em Microbiologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e tem MBA para Executivos pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Nuno Mendonça é também Secretário Executivo da MetaredX em Portugal.

Nuno Varandas

Co-Fundador e Head da F6S Innovation Services

Nuno Varandas tem como objetivo principal criar e encontrar novas oportunidades para o F6S poder apoiar o desenvolvimento, crescimento e financiamento de startups e PMEs através de fundos Europeus. Ele coordena uma equipa de +28 elementos focados no desenvolvimento e na implementação de projetos Horizon Europa. ​

Nos últimos 6 anos participou em mais de 40 projetos (como parceiro ou coordenador de projeto). O Nuno tem mais de 20 anos experiência em gestão de projetos em várias áreas: investigação e desenvolvimento, vendas, pós-venda e desenvolvimento de negócio.

Oscar Farres

Head of Digital Economy VC no Fundo Europeu de Investimento

Oscar Farres é Head of Digital Economy VC no Fundo Europeu de Investimento (FEI), maior instituição pública de investimento em fundos de VC europeus.

Antes de entrar para o FEI, Oscar Farres desenvolveu a sua carreira profissional em dois fundos de capital de risco, investindo na Internet e em startups de software. Foi co-fundador do Projecto Kineto, uma startup tecnológico relacionada com fitness, e do Witur, um mercado online para experiências de viagens locais. Oscar é formado em Engenharia Eletrónica da Universitat Ramon Llull e tem MBA da IESE Business School e do MIT.

Paulo Santos

Diretor Executivo da Incubadora e da Aceleradora de Empresas do Instituto Pedro Nunes​

Paulo é licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra e tem uma especialização em financiamento e Projetos de Investimento pela mesma instituição. Possui vasta experiência e formação especializada nas áreas do empreendedorismo e gestão de incubadoras de empresas e parques tecnológicos, obtida ao longo de mais de 20 anos, com vários prémios e reconhecimentos internacionais obtidos neste domínio. ​

No Instituto Pedro Nunes, lidera atualmente uma equipa de 20 profissionais de diversas áreas que prestam serviços de incubação e aceleração a uma comunidade de mais de 170 empresas inovadoras, de base tecnológica, em diversas fases de desenvolvimento.

Pedro Falcão

Managing Partner da Newzone Ventures

Pedro Falcão é Managing Partner da Newzone Ventures, com 26M€ sob gestão, CEO da Best Horizon, com 3M€ sob gestão e participação em duas sociedades de capital de risco, uma portuguesa e outra espanhola, para além de dois veículos de investimento nacionais e um fundo de venture capital norte-americano. É Vice-presidente da Associação Portuguesa de Investidores em Early Stage – INVESTORS PORTUGAL e fundador da EMCC Portugal - European Mentoring & Coaching Council e da APMENTOR - Associação Portuguesa de Mentoring, sendo igualmente membro da direção nesta última entidade. ​

Tem mais de 20 anos de experiência em investimentos de capital de risco nas fases pré-seed e seed, tendo investido direta e indiretamente em mais de 100 startups, incluindo 3 unicórnios. É licenciado em Eng.ª Informática e tem um MBA pela UNL (FCT e Nova SBE), tendo 33 anos de experiência nas áreas tecnológica e de gestão. Foi previamente Diretor de Investimentos na Novabase Capital e na Aitec SGPS. Serviu como Diretor de Marketing na OutSystems e na TIMw.e., tendo sido igualmente consultor de estratégia na Gemini Consulting.

Pedro Magalhães

Diretor de Capital, Dívida e Desenvolvimento de Negócio do Banco Português de Fomento

Pedro Magalhães é Diretor de Capital, Dívida e Desenvolvimento de Negócio do Banco Português de Fomento (BPF), desde a sua fundação, em 2020, com a responsabilidade de coordenar a área de investimentos de capital e de dívida do BPF, nomeadamente as parcerias estabelecidas com o FEI, bem como o desenvolvimento de novos instrumentos financeiros, no âmbito da missão e atividade do BPF. Desempenha, desde 2011, funções docentes, como assistente convidado, na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, e desenvolve diversos estudos de consultoria, na qualidade de consultor externo de entidades públicas e privadas.

Entre 2015 e 2020, integrou a IFD, tendo sido coordenador da Direção de Negócio e Departamento de Dívida, Garantias e Securitização e, posteriormente, Diretor de Negócio, com a responsabilidade de implementar a estratégia e plano de negócios da instituição. Anteriormente, foi docente na UTAD e no Instituto Politécnico de Bragança, diretor administrativo e financeiro no Instituto de Segurança Social, e analista no Instituto de Gestão de Fundos da Segurança Social.

Pedro Santos Vieira

Partner na Shilling Capital Partners

Cientista, tornou-se fundador, investidor, com profunda experiência no mundo da tecnologia. Experiência em ambos os lados da mesa como operador (1 saída apoiada pela NEA & DFJ) e investidor (500 Startups e Shilling.vc). ​

Pedro Santos Vieira é fundador de "West to West" que ajuda os empresários portugueses e da UE a terem sucesso em Silicon Valley (200+ empresas).

Pedro Torres

Professor Auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Doutorado em Gestão de Empresas (especialidade de Estratégia) pela Universidade de Coimbra e MBA pela Católica-Lisboa, Pedro Torres é Professor Auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), onde coordena o MBA.

É membro pleno do CeBER (Centro de Investigação em Economia e Gestão) e tem publicado diversos artigos em revistas internacionais. Entre outros temas, tem investigado a influência do contexto no processo do empreendedorismo. É também Presidente da APEU (Associação para a Extensão Universitária da FEUC). Previamente trabalhou na banca de empresas e foi gestor de empresas.

Raquel Silva

Associate na Faber Ocean/Climate Tech Fund

Raquel Silva é Associte da equipa de investimento Ocean/ClimateTech da Faber. Raquel é bióloga marinha, atualmente a investir em tecnologia de ponta em fase inicial, visando um impacto positivo na sustentabilidade dos oceanos, acção climática e descarbonização da economia global.

Raquel tem vindo a trabalhar nos últimos anos no campo da literacia dos oceanos e do empreendedorismo azul, ajudando as startups a crescer e a ligar-se ao ecossistema.

Ricardo Cabral

Co-Founder & Managing Director da Spotlite

Ricardo Cabral é Director Executivo e um dos fundadores da Spotlite. Foi, durante 9 anos, Professor Assistente Convidado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e é, desde 2008, investigador do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património.

Nos últimos 14 anos, Ricardo Cabral participou em diversos projetos de investigação internacionais, particularmente na região do Próximo Oriente.

Ricardo Luz

Sócio-fundador da Gestluz Consultores

Ricardo Luz é empresário, sócio-fundador da Gestluz Consultores, Matching Ventures e Absolute H., e Vogal do Conselho Fiscal da Payshop, SA. É Board Member da EBAN, The European Trade Association for Business Angels, e Presidente Emérito da Invicta Angels, Associação de Business Angels do Porto, da qual foi fundador. ​

É autor e moderador das conversas SPE Futuri Investidores, no LinkToLeaders e das conversas SPES Libertatis, no Instituto +Liberdade. Foi administrador executivo da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) entre 2015 e 2017. Foi cofundador, em 2007, da Federação Nacional de Associações de Business Angels e vice-presidente até 2015.​

É licenciado em economia pela Faculdade de Economia do Porto e mestre em Design for Sustainability pela Cranfield University, UK, e, entre outras formações, tem uma pós-graduação em Jornalismo Político pela Universidade Católica. É Auditor do Curso de Defesa Nacional, pelo Instituto de Defesa Nacional.

Ricardo Perdigão Henriques

 CEO da Bionova Capital

Ricardo Perdigão Henriques é CEO da Bionova Capital, uma empresa de capital de risco que investe por toda a Europa em startups na área da saúde. A Bionova Capital tem feito investimentos desde 2015 no Reino Unido, Espanha e Portugal, tendo atualmente seis empresas no seu portefólio.

Desenvolveu a sua carreira científica na Universidade de Harvard e MIT, tendo um Doutoramento em Biologia Molecular e publicações na área da biotecnologia e oncologia. Foi também gestor de investimentos na Portugal Ventures e analista de negócios internacionais no Grupo BIAL.

Ricardo Rio

Presidente da Câmara Municipal de Braga

Ricardo Rio é licenciado em Economia (FEP) e, antes de exercer cargos públicos, foi docente universitário e consultor de entidades públicas e empresariais, como a Euronext Lisbon, a Porto Business School, a CCDRN, a Casa da Música, ou a AEP entre várias outras.

Foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Braga em 2013 e reeleito em 2017 e 2021. É Presidente da CIM Cávado e das empresas Theatro Circo e InvestBraga. É membro dos Comités Executivos da EUROCITIES e do Global Parliament of Mayors, integrando o Comité das Regiões.

Ricardo Torgal

Co-founder e General Partner da Indico Capital Partners

Ricardo Torgal é o co-fundador e Sócio Geral da Indico Capital Partners, uma empresa europeia de Capital de Risco sediada em Lisboa. Com uma formação diversificada em banca de investimento e no mundo empresarial ao longo dos últimos 18 anos, viveu em 3 países (Portugal, Reino Unido e Espanha), trabalhou em empresas com operações/investimentos em 4 continentes e, atualmente, é um perito avaliador da Comissão Europeia para aplicações de instrumentos para PMEs.​

Ricardo Valente

Vereador da Câmara Municipal do Porto

Ricardo Valente é atualmente Vereador do Pelouro das Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização, e do Pelouro da Economia, Emprego e Empreendedorismo, na Câmara Municipal do Porto, tendo já sido Vereador de outros Pelouros da mesma Câmara, desde 2016. É ainda Administrador da Sociedade Porto Vivo, SRU, E.M. e docente na FEUP e na Porto Business School.

Já presidiu a Direção da Associação de Turismo do Porto e Norte e o Conselho de Administração da GO Porto – Gestão e Obras, EM, SA., exerceu nas áreas de consultoria em gestão de risco, mercado de capitais, gestão de patrimónios, Banca de Investimentos e foi Consultor de Investimentos.

É licenciado em Economia pela FEUP, Mestre em Finanças e tem um MBA em Finanças pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica de Lisboa.

Rita Sousa

Partner na Faber Ocean/Climate Tech Fund

Rita Sousa é sócia do fundo Ocean/ClimateTech na Faber. Com mais de 8 anos de experiência em VC, atualmente co-lidera o fundo na fase inicial de investimentos em empresas de tecnologia de ponta que visam um impacto positivo na sustentabilidade dos oceanos, acção climática e descarbonização da economia global.

Rui Brito

CEO da BSIM Therapeutics

Rui M. M. Brito é Professor Associado do Departamento de Química da Universidade de Coimbra e Director Executivo da BSIM Terapêutica, uma empresa de descoberta de fármacos spin-off do trabalho académico. Rui Brito licenciou-se em Bioquímica na Universidade de Coimbra, seguido de um doutoramento em Bioquímica na Universidade de Rice, EUA, e de um trabalho de pós-doutoramento na Universidade de Oxford, Reino Unido. Foi Investigador Principal de múltiplos projectos de investigação na academia e na empresa, totalizando mais de 5 milhões de euros nos últimos 10 anos, com resultados publicados em revistas de alto impacto e patentes

Rui Ferreira

Presidente da Portugal Ventures

Rui Ferreira é licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE, Mestre Especialização Finanças na Universidade Católica Portuguesa e Docente no ISCTE-IUL, desde 2001.

Foi Vice-Presidente da Portugal Ventures (2018-2021), foi consultor de financiamento, reestruturações, fusões e aquisições de PME e inovação/empreendedorismo, CFO SharkTank Portugal (2014-2017), administrador executivo ICAT/TEC Labs (2012-2013), Diretor de Corporate Finance da Capital Criativo (2010-2011), Diretor-Geral e Fundador do Audax (2005-2009), gerente na Divisão de Corporate Finance da Deloitte (2004-2005), assessor da API-Capital, SA (2001-2004) ee Coordenador do Gabinete de Engenharia/Inovação Financeira e do Gabinete de Estudos do IAPMEI (1993-2000).

Rui Rodrigues

Partner da Indico Capital Partners​

Rui Rodrigues é investidor de capital de risco na Indico Capital Partners, com mais de 10 anos de investimento e experiência em F&A, VC na Caixa Capital, M&A na PwC Espanha.​

Sara Gonçalves

Co-Fundadora e CEO da Actif

Fundadora e CEO da Actif, startup de impacto social focada no envelhecimento ativo e saudável. A Actif reduz a complexidade no planeamento de atividades de estimulação física e cognitiva de pessoas mais velhas no domicílio ou em instituições profissionais. Através da sua metodologia de diagnóstico, recomendação e implementação de atividades guiadas, ajuda na manutenção da autonomia de cada indivíduo e no aumento da eficiência e qualidade dos cuidados em instituições de cuidados sénior.

Licenciada em Engenharia, equivalência no mestrado em Bioinformática. Co-fundadora e ex-COO da Trigger.Systems, Fundadora e membro da direcção da Associação Quebra-Dados. Tech Advisor na C-MORE. Reconhecida com EIT Women Awards em 2019. Tem como missão pessoal usar tecnologia para resolver problemas sociais.

Sofia Vairinho

Head of the IP and Licensing Unit no CRIA (U. Algarve)

Sofia Vairinho é Licenciada e Mestre em Direito, exerce funções na Universidade do Algarve, onde é docente e responsável pelo Gabinete de Propriedade Intelectual e Licenciamento (Centro PATLIB) no CRIA - Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve, e na Direção da Associação ALGARVESTP –Algarve Systems and Technology Partnerships (Digial Innovation Hub). ​

De salientar, a sua experiência profissional como Manager for Business Development and Licensing em Carnegie Mellon University (EUA), como consultora internacional da CLDP (Commercial Law Development Program USA Gov.) e IP Expert junto do EPO (Instituto Europeu de Patentes), assim como a sua participação na implementação e dinamização de ecossistemas empreendedores inovadores e parques de ciência e tecnologia. ​

É doutoranda em Direito das Empresas e autora de publicações relacionadas com a PI, a transferência de conhecimento, o empreendedorismo e a inovação, tendo realizado diversos programas de desenvolvimento profissional internacionais, nomeadamente em IC2 (University of Texas), Carnegie Mellon University (General Counsel e CTTEC), e em Cambridge Enterprise Ltd - Universidade de Cambridge.

Susana Amorim

Senior Associate na Gilde Healthcare

Susana Amorim, Senior Associate na Gilde Healthcare, é responsável pela identificação e análise de investimentos no setor de Healthtech. Anteriormente, desempenhou funções enquanto Biodesign Innovation Fellow na Universidade de Stanford, um programa de formação de inovadores, e participou no MIT-Harvard Medical School Healthcare Innovation Bootcamp onde ajudou a criar uma healthcare venture para melhoria da saúde mental.

A Susana começou a sua carreira como engenheira e gestora de projetos na Xeltis, uma startup dedicada ao desenvolvimento de dispositivos médicos para tratamento de doenças cardiovasculares. Na mesma área, liderou o desenvolvimento de novos dispositivos médicos para a multinacional Biotronik. É Licenciada e Mestre em Engenharia Biomédica pelas Universidades do Minho (Portugal) e Groningen (Países Baixos).

Teresa Fiúza

Vice Presidente da Portugal Ventures

Teresa Fiúza, Vice Presidente da Portugal Ventures, é licenciada em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE, tem um MBA com especialização em Marketing pela Católica Lisbon e formação complementar em Gestão, Marketing e Banca pela Nova SBE e Insead (Fontainebleau). Tem experiência relevante nas áreas de Banca e Crédito Especializado e foi já formadora no Instituto de Formação Bancária.

É membro fundador da delegação portuguesa do Insead-Woman in Business; membro convidado do júri da 7.ª edição do prémio voluntariado jovem da Fundação Montepio; membro ativo do voluntariado corporativo Montepio; e, entre 2018 e 2021, integrou a comissão de acompanhamento do fundo de pensões Montepio.

Tiago Simões de Almeida

Administrador Executivo do Banco Português de Fomento

Tiago Simões de Almeida é vogal do Conselho de Administração e membro da Comissão Executiva do Banco Português de Fomento (BPF), desde agosto de 2021, assumindo o pelouro Comercial da instituição. Iniciou a sua carreira profissional em 1993, como técnico comercial na Companhia Petroquímica do Barreiro.

Com uma larga experiência no setor financeiro, integrou o Grupo BPI em 1994, primeiro no Banco Português de Investimento (banco de investimento) e, depois, entre 2002 e 2021, no Banco BPI (banco comercial), com uma breve passagem pelo Caixabank (sucursal em Portugal), em 2019, exercendo funções de direção em diversas áreas, como corporate finance, project finance, financiamentos estruturados, financiamento imobiliário e operações. No setor não financeiro, foi Administrador da Vialitoral - Concessões Rodoviárias da Madeira, entre 2018 e 2021.

Tânia Covas

Assessora do Gabinete do Reitor da UC para os Órgãos de Governo

Desafiar o presente para reinventar o futuro! Ser capaz de desenvolver soluções originais e transformar ameaças em grandes oportunidades, esta é a vocação de Tânia Covas.

Licenciada em Comunicação, especialista em Gestão do Conhecimento, Mestre em Gestão Pública e Doutoranda em Gestão, Tânia é uma empreendedora por natureza, tendo atuado como Gestora de Inovação na Universidade de Coimbra e como Gestora de Comunicação e Marketing no Inov C - Ecossistema de Inovação da Região Centro de Portugal.

Atualmente é assessora os Órgãos de Governo da Universidade de Coimbra. O seu objetivo é fazer-nos sair da nossa zona de conforto e criar o máximo de disrupção possível!

Verónica Orvalho

Fundadora e CEO da Didimo

Verónica Orvalho é a fundadora e CEO da Didimo, com mais de 15 anos de experiência em investigação e desenvolvimento em tecnologia facial. Fascinada pelas inúmeras maneiras pelas quais as pessoas se comunicam, aprendem e partilham conhecimento, descobriu uma nova maneira de interagir e alcançar confiança e empatia na era digital, em escala, através de humanos digitais de alta fidelidade.

Doutorada em Computação Gráfica, leciona no U. Porto, onde fundou um laboratório de investigação. Foi oradora no TEDx, recebeu o Women Who Tech Award em Nova Iorque e o prémio científico IBM. Publica nas principais conferências e revistas internacionais, tem IP exclusivo comercializado na Microsoft e Universal Studios e já trabalhou na IBM e Ericsson. As suas invenções foram usadas pela Universal Studios, Sony, Microsoft e Amazon. Sonhadora, engenheira otimista e mãe, Verónica acredita firmemente que todos devem ter acesso à educação.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO