#SCS24

Oradores

Adriana Miranda

Diretora Financeira | Olympus Medical Products Portugal

Adriana Miranda tem 38 anos e é natural de Cantanhede, Coimbra. Licenciada em Gestão pela FEUC, com pós-graduação em Gestão Financeira e Fiscal de Empresas, iniciou o percurso profissional na Deloitte como Auditora e, em 2008, regressou a Coimbra assumindo a função de Contabilista Sénior na Olympus.

Desde 2014, Adriana exerce a função de Diretora Financeira e, paralelamente, assumiu responsabilidades em outras áreas: Legal, Compliance, Qualidade, Recursos Humanos, Higiene & Segurança e Gestão de Projetos SAP. Nos últimos 3 anos, concentrou-se exclusivamente na área Financeira, sendo também Business Partner Europeia para o grupo Olympus na reparação de equipamentos médicos.

Amílcar Falcão

Reitor | Universidade de Coimbra

Amílcar Falcão é o atual Reitor da Universidade de Coimbra. É Licenciado em Ciências Farmacêuticas, Doutorado e Agregado em Farmácia pela UC, instituição na qual é Professor Catedrático. Foi já Diretor da Faculdade de Farmácia, do Instituto de Investigação Interdisciplinar e Vice-Reitor da UC.

Possui uma extensa produtividade científica (mais de 230 artigos científicos, mais de 5000 citações) e uma larga experiência na supervisão de trabalhos de investigação. Pertence ao corpo editorial de várias revistas científicas, onde é regularmente reviewer. Recebeu já vários prémios nacionais e internacionais que reforçam a visibilidade e qualidade do seu trabalho.

Amílcar Falcão é também o Diretor Técnico da empresa ICNAS Produção, tendo participado ativamente na obtenção do primeiro medicamento radiofarmacêutico desenvolvido e registado em Portugal e primeiro medicamento português a ser comercializado.

André de Almeida Santos

Partner | Indico Capital Partners 

André é sócio da Indico Capital Partners liderando o Fundo de Impacto para a Economia Azul. É especialista em Investimento Responsável e Liderança, com uma carreira diversificada de mais de 20 anos em investimento.

Serviu durante uma década no Banco Africano do Desenvolvimento, trabalhando para a redução da pobreza e o desenvolvimento sustentável em toda a África. André foi também Fellow da Harvard Kennedy School para Investimento Responsável e professor assistente em cursos sobre Investimento de Impacto e Liderança Moral. Paralelamente contribui para a iniciativa global Inner Development Goals.

António Grilo

Presidente | Agência Nacional de Inovação

António Grilo é Professor Catedrático em Engenharia e Gestão Industrial na NOVA School of Science and Technology, exercendo atualmente a função de Presidente da Agência Nacional de Inovação, SA (ANI).

Desempenhou anteriormente funções de gestão académica na Universidade Nova de Lisboa como Presidente do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial, Diretor do centro de investigação UNIDEMI, Membro do Conselho de Administração da NOVA.ID, Diretor do Programa de Doutoramento em Engenharia Industrial, Presidente do Conselho de Administração da Incubadora Madan Parque, e Membro do Conselho de Administração da UNINOVA.

Basílio Simões

Co-Fundador e Membro do Conselho Executivo | Cleanwatts

Basílio Simões, empreendedor e business angel com mais de 30 anos de experiência, é co-fundador da Cleanwatts, empresa especializada em Comunidades de Energia. Fundou e investiu anteriormente em várias empresas tecnológicas, destacando-se a ISA Intelligent Sensing Anywhere, a VPS – Virtual Power Solutions e a Energia Simples.

Licenciado em Engenharia Física e doutorado em Física Tecnológica, Basílio foi professor da Universidade de Coimbra durante mais de 25 anos. O seu hobby é o atletismo, estando atualmente a fazer as 6 World Marathon Majors.

Carla Duarte

Gestora de Inovação | Instituto Pedro Nunes

Carla Duarte é Gestora de Inovação no Instituto Pedro Nunes (IPN), onde dinamiza projetos e atividades de promoção do empreendedorismo e da economia do espaço; e apoia empreendedores/as e startups a transformar tecnologia e conhecimento em negócios.

Integra a equipa ESA Space Solutions Portugal onde é ESA Business Applications Ambassador, gerindo mecanismos de financiamentos que permitem às empresas nacionais integrar tecnologias do espaço nas suas soluções comerciais, em qualquer setor de atividade.

Carla é licenciada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e pós-graduada em Gestão de Projetos em Parceria, também pela FEUC.

Carlos Cerqueira

Diretor de Desenvolvimento de Negócio | Neuraspace

Carlos Cerqueira é Business Developer na Neuraspace. A Neuraspace visa resolver o problema do Space Debris ao fornecer ferramentas, baseadas em Inteligência Artificial, para os operadores de satélites evitarem colisões, perdas por danos nas infraestruturas e os custos de manobras de evasão.

É o antigo Diretor do ESA Space SolutionsPortugal, centro de incubação e inovação da Agência Espacial Europeia em Portugal, tendo lançado estas atividades em 2012, e o antigo Diretor de Inovação do Instituto Pedro Nunes. Carlos é professor convidado de inovação na Universidade de Coimbra.

Carolina Caffi Rodrigues

Program Manager | New Space Portugal

Carolina Caffi Rodrigues, Program Manager na New Space Portugal, é formada em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, conta com um Executive Master em International Business pela Porto Business School e com um curso intensivo de Sustainable Business pela Mathias Corvinus Collegium, na Hungria.

Iniciou a sua carreira profissional na área das telecomunicações, onde geriu vários projetos de rede móvel com a Ericsson. Ingressa no CEiiA como Operational Manager na área de Software Development e, mais tarde, coordenou a equipa de gestão da Unidade Oceano & Espaço.

Atualmente, Carolina desempenha um papel fundamental na New Space Portugal, contribuindo significativamente para o sucesso diário desse projeto.

Henrique Rézio

CEO | SOPLAST e UINCS

Henrique Rézio é licenciado em Engenharia Mecânica pela FCTUC e conta com uma pós-graduação em Gestão pela Católica Porto Business School, desenvolvendo há 20 anos a sua atividade profissional no sector da indústria automóvel.

Entre outros cargos, exerceu funções de Project Manager nos mercados Asiático e Europeu na multinacional francesa AKWEL. Regressou a Portugal em 2011 para integrar os quadros da SOPLAST como Diretor de Negócios, tendo em 2014 sido nomeado CEO da empresa, cargo que ocupa atualmente.

Henrique é também Co-Fundador e CEO da UINCS, uma start-up focada no setor da mobilidade, criada com o objetivo de desenvolver uma tecnologia de eletrónica impressa elástica com origem na Universidade de Coimbra.

Jatyr Ranzolin Junior

Presidente | Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil-Portugal de Santa Catarina

Jatyr Ranzolin Junior atua há mais de 25 anos na área de Propriedade Intelectual. É Mestre em Propriedade Intelectual, Inovação e Transferência de Tecnologia na UFSC, Pós-graduado em Propriedade Intelectual e Especialista em Direito e Economia para a Empresa.

É advogado sócio diretor da RANZOLIN PROPRIEDADE INTELECTUAL, integrante da Comissão de Propriedade Intelectual na OABSC e Presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal de Santa Catarina.

Jatyr é também Mentor e Palestrante em prospeção tecnológica e propriedade intelectual, Professor do Curso de Especialização de Peritos em Propriedade Intelectual da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e Membro do Conselho do CECOP-SC (Conselho Estadual de Combate Pirataria de Santa Catarina).

Joana Branco

Diretora de Inovação e Desenvolvimento de Ecossistema | Biocant Park

Joana Branco, doutorada em Ciências Biomédicas, é atualmente Diretora de Inovação e Desenvolvimento de Ecossistema no Biocant Park, SA. É também membro da Direção da P-Bio, Associação Portuguesa de Bioindústrias, e membro da Direção do Laboratório Colaborativo Accelbio. Tem 18 anos de experiência na área da biotecnologia, primeiro como empreendedora e depois como Diretora de Inovação no Biocant Park.

Nos últimos anos, Joana tem sido responsável por projetos nas áreas de internacionalização, empreendedorismo e transferência de conhecimento, a par com um apoio a empreendedores na definição de planos de negócios e angariação de financiamento. É também responsável pela identificação de novas áreas de negócio, oportunidades de financiamento e parcerias, bem como pela representação do parque em consórcios nacionais e internacionais.

João Bernardo Parreira

Co-Fundador | Book in Loop e The Loop Co​.

João Bernardo Parreira é "coimbrinha de coração", tem 26 anos e é estudante de Direito "um pouco torto". É Co-fundador da Book in Loop e da The Loop Co..

João Gabriel Silva

Presidente | Instituto Pedro Nunes

João Gabriel Silva é presidente do Instituto Pedro Nunes desde abril de 2022. Professor Catedrático da Universidade de Coimbra, foi também Reitor desta instituição entre 2011 e 2019. ​É doutorado em Ciências da Engenharia, com especialização em Informática pela FCTUC. No decorrer da sua atividade de investigação científica desenvolveu projetos financiados por entidades como JNICT, FCT, UE, Agência de Inovação, Agência Espacial Europeia e NASA. ​

Foi um dos fundadores do Centro de Tecnologias e Sistemas de Informação da UC - CISUC, do qual foi presidente de 2002 a 2006. Liderou o Grupo de Investigação em Sistemas Fiáveis (1991-2005), e foi Presidente do Comitê Científico da mais importante conferência da sua área de investigação: IEEE International Conference on Dependable Systems and Networks (junho 2003, São Francisco). ​

Coordenou a conceção do primeiro computador português, desenhado e produzido em Portugal, o ENER 1000. Posteriormente, João coordenou vários projetos desenvolvidos no Laboratório de Informática e Sistemas do IPN e o desenvolvimento de pacotes de software que ganharam visibilidade internacional, como por exemplo, WPVM e WMPI.​

João Ribeiro

Lead Open Innovation Manager | Galp

João Ribeiro é atualmente "Lead Open Innovation Manager” na equipa de Inovação da Galp. Com mais de 100 milhões de euros em projetos sob gestão, a equipa de inovação tem como missão acelerar a transição energética em colaboração com diversos ecossistemas de inovação (e.g. startups, academia).

João lidera a equipa responsável por toda a ligação ao ecossistema académico, atuando nos eixos da ciência, projetos aplicados e competências do futuro. É também professor de Inovação na Universidade de Bergen na Noruega, e professor convidado de estratégia e cultura de inovação na Porto Business School.

José Manuel Silva

Presidente | Câmara Municipal de Coimbra

José Manuel da Silva foi aprovado com Distinção no curso de Gestão de Unidades de Saúde da Universidade Católica. Em 1998 apresentou provas de Doutoramento Académico na área de Medicina Interna, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, onde a sua tese, “Dismetabolismo Lipídico e Aterosclerose” foi aprovada com Distinção e Louvor.

Foi Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (2005-2007 e 2008-2010) e Bastonário da Ordem dos Médicos (2011-2013 e 2014-2016). Desde outubro de 2021, José Manuel da Silva é o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra.

Karl Strømsem

Presidente do Conselho de Administração | Open Ocean Farming

Karl Strømsem possui um MSc&PhD da NTNU em Trondheim, Noruega/Institute Francais du Petrole (IFP) em Paris, em hidrodinâmica e estruturas marinhas.

Especialista em estruturas delgadas em ambiente offshore. Trabalhou mais de 30 anos com projetos marítimos em O&G. A partir de 2003, concentrou-se nas energias renováveis offshore e na aquacultura, tendo passado 2 anos no Governo Norueguês como responsável pela inovação e exportação de projetos de energia e tecnologias limpas.

Gestor de projetos experiente, incluindo projetos complexos de I&D e revisor para a Comissão Europeia, Karl financiou várias empresas, trabalhou com investidores e está atualmente a desenvolver um projeto de aquacultura em mar aberto em Portugal.

Luísa Magalhães

Diretora Executiva | Smart Waste Portugal

Luísa Magalhães é Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no ano de 2002. Simultaneamente, obteve o grau de Mestre em Diagnóstico Ambiental pela Universidade de Cranfield, Reino Unido.

Em setembro de 2002, integrou a Sociedade Portuguesa de Inovação, SA, onde exerceu funções de Consultora em projetos nacionais e internacionais. Em março de 2004, foi nomeada Assessora do Gabinete do Vereador responsável pelo pelouro de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos da Câmara Municipal de Lisboa.

Em outubro de 2005, Luísa inicia a sua colaboração com a Lisboa E-Nova - Agência Municipal de Energia e Ambiente, com funções na área de comunicação e projetos. Em setembro de 2016 iniciou funções como Diretora Executiva da Associação Smart Waste Portugal.

Marcos Mariz

CEO e Co-Fundador | INEYE PHARMA e TIMEUP

Meio século já cumprido, mais de metade a estudar para ser investigador na área dos polímeros como biomateriais, um quarto a trabalhar no departamento de R&D da Bluepharma, e os últimos 7 anos têm sido dedicados à sua vocação como empreendedor na área da saúde.

Marcos Mariz atualmente é CEO e Co-Fundador de duas spin-offs da Universidade de Coimbra: INEYE PHARMA e TIMEUP. Adora desafios e questiona sempre o status quo, com a intenção de procurar alternativas – até tem uma ideia para uma nova roda!

Marta Passadouro

Líder do Ecossistema de Portugal | EIT Health InnoStars

Marta Passadouro doutorou-se em Tecnologia Bioquímica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Colaborou com a Divisão de Inovação e Transferência do Saber da UC e orientou vários programas de Empreendedorismo. Fez parte da iniciativa pioneira Innovation@UC para a promoção da transferência de conhecimento e colaboração em I&DT com empresas.

Enquanto Gestora de Ciência na UC, Marta foi responsável pela gestão da Área Estratégica da Saúde, coordenou o consórcio para a saúde global, CoimbraHealth, deu suporte às atividades financiadas no âmbito do EIT Health. Posteriormente assumiu funções enquanto Assessora da equipa reitoral para o pelouro da Investigação.

Atualmente é a EIT Health Innostars Ecosystem Lead Portugal, onde coordenada o ecossistema nacional de parceiros desta rede e startups da área da saúde, catalisa a competitividade desta comunidade inovadora e fomenta a internacionalização dos projetos do sector da saúde para os mercados europeus.

Paulo Barradas Rebelo

Presidente | Bluepharma

Paulo Barradas Rebelo é Licenciado em Ciências Farmacêuticas, Pós-Graduado pela Universidade Católica e concluiu um curso avançado em M&As and Corporate Strategy pelo INSEAD. Como gestor desenvolveu / participou em múltiplos projetos na área industrial, agrícola, turismo e comercial, sendo de destacar o Grupo Bluepharma onde é acionista de referência, administrador e CEO há 23 anos.

Foi também Diretor Técnico nas Farmácias Baeta Rebelo e Estádio, Presidente da Cooperativa de Distribuição Farbeira e membro dos órgãos sociais da Ordem dos Farmacêuticos e da Associação Nacional de Farmácias. Atualmente, Paulo Barradas Rebelo é Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Bissaya Barreto e, ainda, Presidente do Núcleo de ACEGE de Coimbra e membro da CDJP.

Pedro Mello Breyner

Vogal Executivo | Portugal Ventures

Licenciado em Gestão de Empresas Turísticas pela Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, Pedro Mello Breyner concluiu os Programas de Gestão de Marketing Digital e de Gestão para o Turismo da Universidade Católica. Foi Chefe de Equipa Multidisciplinar de Apoio Especializado às Empresas do Turismo de Portugal, Diretor do Turismo de Portugal para o Benelux e Presidente da Association of National Tourist Offices na Holanda.

Pedro Mello Breyner é coordenador das áreas de patrocínios a eventos internacionais, operações da promoção turística internacional de Portugal. Foi Gestor de Produto Golfe e membro das Comissões de Gestão dos Planos de Promoção Conjunta. É Docente na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e Vogal Executivo da Portugal Ventures.

Pedro Ribeiro Santos ​

Partner | Armilar Venture Partners ​

Pedro Ribeiro Santos é licenciado em Engenharia Física pelo Instituto Superior Técnico, tendo iniciado a carreira como PhD Researcher na Universidade de Oxford e tem um MBA e um Mestrado em Economia da Universidade Nova de Lisboa.

Juntou-se à Armilar em 2009 onde participa ativamente no desenvolvimento de várias empresas da carteira de investimentos, bem como nas atividades de angariação e gestão de fundos. Antes de se juntar à Armilar, Pedro trabalhou mais de 12 anos em consultoria estratégica e de gestão (Accenture, BCG), tendo também experiência como Diretor de Sistemas em grandes empresas. ​

Pedro Silveira

Equipa Comercial, Responsável pelo Ecossistema de Startups | AICEP Portugal Global

Desde 2004 que Pedro Silveira faz parte da equipa comercial da AICEP. Primeiro na área de captação de investimento estrangeiro para Portugal e a seguir na equipa que acompanha as empresas portuguesas na sua estratégia de internacionalização.

É atualmente Gestor de Cliente de empresas da área das TIC e responsável pelo ecossistema de startups na AICEP Portugal Global.

Pedro é pai de dois rapazes gémeos e praticante assíduo de desporto (corrida, futebol, etc.). É ainda amante da fotografia de paisagens. Reside no Porto e estudou na Universidade do Minho, em Braga.

Ricardo Martinho

Presidente | IBM Portugal

Em 1998, Ricardo Martinho inicia a sua atividade como consultor na IBM Portugal. Desde então, a sua carreira profissional passou por diversos cargos de liderança em Portugal, como são exemplos a Direção de Software e de Global Markets.

Teve várias experiências internacionais, assumindo diversos cargos, desde assessor do Presidente de Software da Europa, até líder da área de Serviços Tecnológicos em Espanha.

Ricardo Martinho, desde setembro de 2021, é o Presidente da IBM Portugal e do Grupo IBM Portugal, que inclui ainda a Softinsa e a BTO em Braga.

Rita Piçarra

Reformada aos 44 anos, Autora e Oradora TEDx, Ex-CFO da Microsoft Portugal

Rita Piçarra reformou-se aos 44 anos, após alcançar a independência financeira, encerrando uma carreira que se estendeu por mais de duas décadas. Durante esse período, ela desempenhou diversas funções de liderança em empresas de renome, incluindo a Microsoft e a Deloitte. Entre essas posições, destacou-se o seu papel de CFO na Microsoft Portugal, que sempre foi seu sonho.

A sua carreira levou-a a viver e trabalhar em diversos países, como Espanha, Brasil, França, Estados Unidos e, claro, Portugal. Em 2016, Rita Piçarra foi reconhecida como a melhor gestora financeira da Microsoft América Latina, conquistando diversos outros prémios ao longo do seu percurso profissional.

Para além das suas realizações no mundo corporativo, Rita Piçarra é uma apaixonada pelo mar e por viagens. Hoje em dia, dedica o seu tempo à sua família, aos amigos e aos seus passatempos preferidos, como o surf e o skate.

Sofia Viana

CEO e Co-Fundadora | RDefine

Sofia Viana é farmacologista e CEO da RDefine, uma empresa spin-off que desenvolve produtos e serviços na área dos ensaios não-clínicos envolvendo experimentação animal. É também inventora da tecnologia HaPILLness, que redefine o doseamento oral de substâncias-teste a animais através de soluções não-invasivas.

Sofia, Doutorada em Ciências da Saúde, ramo de Ciências Biomédicas (FMUC), é Investigadora integrada do Instituto de Investigação Clínico e Biomédico da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (iCBR-FMUC) e docente na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC).

Tiago Rebelo

Co-Fundador e CEO | Connected

Tiago Rebelo é licenciado em Engenharia Aeronáutica pela Universidade da Beira Interior, Mestre em Tecnologia Espacial pela Luleå University of Technology na Suécia e Mestre em Astronáutica e Engenharia Espacial pela Universidade de Cranfield no Reino Unido.

Com uma vasta experiência profissional no setor aeroespacial, Tiago foi diretor da Unidade Oceano & Espaço do CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, e mais tarde CTO de empresa GEOSAT. Desde 2023, Tiago é um dos cofundadores e CEO da Connected, uma startup do setor espacial dedicada ao desenvolvimento de soluções de conectividade IoT via satélite.